buscape

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estudante cria gel que estanca sangramentos


Veti-Gel é capaz de estancar sangramentos imediatamente após a aplicação e pode ser a futura cura para hemorragias



Bolhas se formando em um gel azul
Veti-Gel é feito de polímeros vegetais capazes de fechar feridas abertas instantaneamente
São Paulo - O estudante da Universidade de Nova York, Joe Landolina, criou o Veti-Gel. Essa substância é capaz de estancar sangramentos imediatamente após a aplicação e pode ser a futura cura para hemorragias.
O Veti-Gel é feito de polímeros vegetais capazes de fechar feridas abertas instantaneamente. Sua criação sintética ajuda no processo de cicatrização ao se conectar ao corpo humano e fechar a ferida como se fosse a própria pele.
Um vídeo no YouTube mostra a aplicação do Veti-Gel em ação em um lombo de porco bombeado com sangue após um corte. O sangramento para poucos segundos após Landolina passar o gel no ferimento.
Segundo Landolina, a substância funciona como um adesivo para a pele ao manter pressão sobre a ferida. Depois, ao tocar o sangue, o gel ativa a fibrina, um polímero capaz de coagular o sangue. As células de plaquetas ficam ativas logo em seguida graças ao gel, que faz com que elas se liguem à fibrina, criando uma vedação.
Portanto, o gel imita o que o corpo humano faz, mas de forma bem mais rápida. Depois de colocar o Veti-Gel, o usuário pode removê-lo ou aplicar um spray capaz de transformar o gel em uma substância que parece e age como pele. Dessa forma, o tecido ao redor pode cicatrizar ainda mais rápido.
Veja abaixo o funcionamento do Veti-Gel:

domingo, 21 de abril de 2013

Sandwichbike: a bicicleta desmontável


Montar nossa própria bicicleta? Agora, graças a Sandwichbike, qualquer um pode também obter, através de dois quadros revestidos de madeira em camadas (incluindo todas as ferramentas que você precisa), sua própria bike “artesanal”.  Ela pode ser entregue em uma caixa à sua porta, própria pra montar uma bicicleta de verdade. E o resultado fica bem bonito.
sandbike4 sandbike sandbike2 sandbike3

sábado, 20 de abril de 2013

Risque e rabisque pelas paredes à vontade



Imagine só poder rabiscar em qualquer superfície lisa e poder apagar tudo apenas com um pano? A quantidade de papeis e lousas diminuíriam significativamente, e consequentemente, a quantidade de lixo também. Além da possibilidade das crianças poderem abusar da criatividade rabiscando as paredes de casa à vontade.
Pensando nisso, a IdeaPaint lançou recentemente uma tinta transparente chamadaCLEAR, que pode revestir qualquer superfície colorida para transformá-lo em uma lousa. Materiais como madeira, plástico e concreto podem ser pintados com a tinta e assim, transformá-los em um espaço criativo para ser escrito livremente com marcadores para quadro branco. Aliás, ela pode até ser aplicada nesses quadros antigos e assim, deixá-lo como novo e aumentar a sua durabilidade.
A tinta é praticamente inodora, em conformidade com normas de segurança, e vem com uma garantia de 10 anos

terça-feira, 16 de abril de 2013

SISTEMA DE POUSO DE EMERGÊNCIA



A chinesa Yu Gao apresenta sua ideia: um sistema de pouso de emergência. O sistema usaria múltiplas camadas de paraquedas.

domingo, 14 de abril de 2013

TV do futuro poderá emitir cheiros


É fato de que as novas tecnologias vêm aumentando a experiência interativa que temos com a televisão, mas embora pareçam revolucionárias, eis que o Japão aparece com uma alternativa além do pensado até então: alunos e pesquisadores da Universidade de Tóquio de Agricultura e Tecnologia divulgaram recentemente um projeto que visa ampliar a relação do telespectador e seus programas favoritos com a emissão de cheiros.
Quantas vezes somos tomados pela sensação de que aquela receita sendo preparada na TV deve ter um cheiro delicioso? Ou então, em seriados policiais, aquele local descoberto fechado há tempos com pessoas mortas em seu interior deve cheirar muito mal? Pois com esse projeto, a ideia não mais pensar e sim, saber qual é o cheiro exatamente!
O protótipo chamado “Smell-O-Vision” vem montado com quatro ventiladores em cada canto e uma mistura de produtos químicos que podem gerar um cheiro exato ao que está na tela. É claro, o protótipo apresentado durante a conferência IEEE de Realidade Virtual só vem com algumas imagens que realmente emitem cheiro, como um pêssego, deixando muito à imaginação entender como seria o potencial de emissão de outros cheiros possíveis de serem emitidos no futuro.
Mas de fato, esse estudo do elemento extra-sensorial poderia mudar totalmente a nossa maneira de assistir a programas de culinária para sempre, por exemplo. Isso e inúmeras outras oportunidades para melhorar a nossa experiência de visualização.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cogumelo pode ser usado para produzir isopor



“Mushroom Packaging “ é uma alternativa eco-friendly apresentada para produzir isopor e espuma feito a partir de cogumelos. O material tem muitas aplicações e poderia substituir tranquilamente materiais sintéticos em uma variedade de indústrias.
O material é feito por micelium, um conjunto de células de fungos filiformes similares à raiz de cogumelos, que é cultivado a partir de subprodutos agrícolas. O micélio digere os subprodutos agrícolas, vinculando-os como um natural, cola não tóxica em um material estrutural. Isto já vem sendo usado para criar materiais bio compostos de última geração, substituindo espumas plásticas e materiais densos, como a placa de partícula.
A empresa responsável Ecovative pretende crescer a sua produção de materiais produzidos por cogumelos trabalhando em parceria estratégica com Sealed Air. Há planos de construção de uma segunda fábrica para dar continuidade ao desempenho do material e também, ao preço.
A empresa também vem desenvolvendo novas aplicações para o material de cogumelo, tais como vestuário, bens domésticos e materiais de construção.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projeto de casa feita com impressora 3D vem da Holanda



É incrível a quantidade de soluções em diversas áreas onde a impressão em 3D vem pegando espaço. Para esse ano, ainda não se sabe aonde ela irá aparecer como a estrela da vez, mas uma coisa que você pode ter a certeza ou, pelo menos, ficar atento: em construções de casas. A holandesa Universe Architecture já vem explorando as possibilidades da impressora 3D.
No projeto, os designers responsáveis pretendem criar área por área da casa usando a gigante D-Shape printer com a estrutura resultante que se assemelha a um Moebius – volta em looping de uma ponta a outra. A equipe vai unir forças com Enrico Dini, o homem que desenvolveu a impressora D-Shape, juntamente com o artista Roelofs Rinus. A previsão é de que a casa será construída em um ano e meio, com prazo até 2014.
Landscape House, como é chamada, será impressa em 6 × 9 metros com peças em 3D. Dini sugeriu o material para imprimir a forma da casa para depois preenchê-la com fibra reforçada de concreto e assim garantir que será mais resistente.

domingo, 7 de abril de 2013

Carro no formato de ovo


Carro no formato de ovo, Tirinhas, Memes, Meme
Já estou começando a ficar com medo das próximas invenções..

Maquinita






Sem título
O colombiano Andrés Ariza é um cara quieto. Fã de arte, videogames e filmes, ama comida japonesa e molho tártaro. Está sempre tentando escapar do “mundo normal” porque acredita pertencer a algo que transcenda os padrões, apesar de fazer coisas rotineiras como todo mundo.
“Maquinita” ou como alguns podem chamar, “The Masheen”, é completamente diferente: dedicado e responsável com seus projetos, sempre aberto a novas ideias e sempre em busca da perfeição.  Assim Andrés descreve seu pseudônimo, que é fã e produtor de street e digital art na colômbia. As cores marcantes e a criação de personagens são os principais pontos de sua arte. A seguir, confira uma entrevista exclusiva com o artista e aprecie um pouco de seu trabalho!

PrintPrint
Conte-nos um pouco sobre seu trabalho. Como nasceu seu interesse por ilustrações?
Desde muito pequeno, dedicava tempo a desenhar e encher meus cadernos escolares com uma infinidade de persnonagens. “Ilustração” era uma palavra muito estranha para mim na época. Desenhar era somente um passatempo que me ajudava a escapar mentalmente das aulas – enquanto explicavam um tema, eu estava desenhando. Diziam que tinha problemas de concentração, mas nunca tive notas ruins.
Você diz que a infância te inspira. Quais são suas outras inspirações para criar personagens?
As imagens que sempre estão rondando minha cabeça vêm de muitas partes: essa interminável família de personagens e cores dos games dos anos 90 (Sega, Nintendo), as histórias de meu pai, os desenhos animados da mesma época, que foram mágicos… creio que vivi uma época perfeita para resultar em alguém como eu. Em meus personagens, sempre tento procurar algo especial, uma razão para existir, pois não gosto de desenhar coisas que não tenham um propósito imaginário.
proyecto 2

Quais são os artistas que influenciam seu trabalho?
Cada dia é mais difícil responder essa pergunta. Acredito que meu estilo permeia o Cartoon, o mangá, o Comic. Gosto do nada ortodoxo Mr. Sheldon, a limpeza de Mr. Mongo, a imaginação de Pendleton Ward, a dedicação de Sakiro Choi, o complexo infernal de Macbess, o místico Julian Narvaez…
No que Maquinita é diferente de Andrés?
Andrés é uma pessoa tranqüila, amante de molho tártaro, comida japonesa e videogames. Creio que mentalmente era necessário criar alguém com personalidade para lidar com algo que é tão divertido quanto é sério. Maquinita é um modo de ser parte do que faço, de não ser o pai das minhas criações, mas sim irmão de meus personagens.
Mononoke
Qual o cenário da digital e da street art na Colômbia?
As coisas estão mudando. Creio que nos últimos anos, as pessoas envolvidas com arte visual e as que não estão começam a entendê-la de forma mais aberta. Creio que o caminho está certo, mas ainda falta muito. Os desenhistas, ilustradores e artistas de rua na Colômbia precisam melhorar e serem melhor apreciados.
Que mensagem está por trás de suas cores e traços tão característicos?
Creio que as cores que utilizo são uma maneira de entender os elementos naturais de uma forma digital. É uma combinação de RGBs muito saturados e cores muito suaves. Cuido muito dos traços em minhas ilustrações. Os vetores são elementos digitais que dificilmente implicam naturalidade ou textura nas formas. Sempre cuido para que meus traços não contradigam a natureza do vetor. Os vetores devem sempre ser tratados com cuidado e limpeza.
Conte-nos mais sobre o projeto de stickers de 5 metros.
Os stickers fazem parte da Street Art há um bom tempo. Aqueles em grande escala são pouco explorados.Tenho certeza que minhas ilustrações, personagens e demais elementos encontram seu ritmo por meio da combinação de pinturas e ilustrações impressas muito detalhadas.  Los sticker a gran scala son algo realmente inexplorado.

cesarafro mono
Você esteve no México e nos Estados Unidos compartilhando seu trabalho. Como foi a experiência de divulgar sua arte?
A experiência foi extraordinária. Visitar tantos lugares por causa de minhas imagens é incrível. Ainda não me graduei, mas a vida que escolhi já se mostra muito interessante. Espero que esse seja apenas o bom começo de algo muito maior.
Quais são suas ambições como ilustrador?
São infinitas. Creio que tenho que seguir vivendo essa história e dizer sim a tudo o que me apareça pelo caminho. As oportunidades estão dadas. Temos muitas ideias para o futuro stickers em grande escala, desenhos animados, videogames, intervenções… são muitas coisas para explorar. Andrés e eu estamos tratando de melhorar cada  dia mais.

la gente en colombia


Para saber mais sobre o artista, acesse:

sábado, 6 de abril de 2013

O que é a criatividade?

Olá, criei um novo blog, onde irei falar sobre a criatividade!! E aqui já vai o primeiro post do blog: "O que é a criatividade?"


A criatividade é assunto de reflexão de alguns cientistas e escritores como Vygotsky, Dostoievski, Damásio, Leo Szilard e Jonas Salk . Em sua obra “Criação e imaginação”, Vygotsky afirma que é a atividade criadora que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando o seu presente. Para esse psicólogo e educador, a criação é a condição necessária da existência e tudo que ultrapassa os limites da rotina deve sua origem ao processo de criação do homem e que a obra de arte reúne emoções contraditórias, provoca um sentimento estético, tornando-se uma técnica social do sentimento.
Para Dostoievski a necessidade de criar nem sempre coincide com as possibilidades de criação e disso surge um sentimento penoso de que a idéia não foi para a palavra.
Já Antonio Damásio, em seu livro O Erro de Descartes diz que criar consiste não em fazer combinações inúteis, mas em efetuar aquelas que são úteis e constituem apenas uma pequena minoria. Para esse neurocientista, inventar é discernir, escolher. Aponta idéias idênticas às suas quando apresenta, em seu livro, afirmações feitas por Leo Szilard e Jonas Salk. Szilard: “O cientista criador tem muito em comum com o artista e o poeta. O pensamento lógico e a capacidade analítica são atributos necessários a um cientista, mas estão longe de ser suficientes para o trabalho criativo. Aqueles palpites na ciência que conduziram a grandes avanços tecnológicos não foram logicamente derivados de conhecimento preexistente: os processos criativos em que se baseia o progresso da ciência atuam no nível do subconsciente”. Jonas Salk defende que a criatividade assenta numa ”fusão da intuição e da razão”. Criatividade é, portanto, para mim, a capacidade humana de escolher algumas dentre as várias possibilidades preexistentes e mesclá-las, criando algo inusitado.
A criatividade é considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que nesta competência reside a memória "RAM" biológica para o impulso da evolução humana. A memória RAM segundo Cury,(2009) é o fenómeno dos registos da memória. O que melhor descreve a criatividade é o que Sanchez (2003) referiu em seus apontamentos a criatividade é uma sublime dimensão da condição humana. É entretanto na capacidade criativa, que existe a chave da capacidade de evolução da humanidade. O mérito da expressão criativa é fruto da "complexidade" ou seja é fruto do contexto social no seu desenvolvimento natural e humano. É muito interessante contemplar os efeitos provenientes deste constructo a considerar a capacidade de um indivíduo criativo construir e reconstruir, transformando a nossa realidade. É consensual e gratificante, perceber que todos temos a capacidade criativa, deve é ser melhor desenvolvida.
Há quem defenda que a criatividade produz-se por meio da interacção entre os pensamentos de uma pessoa e um contexto sócio-cultural, há casos que pode exteriorizar-se naturalmente da própria personalidade humana, por se tratar de uma função da mente humana, por vezes também precisa ser activada por meio dos estímulos externos e internos. A criatividade representa-se de múltiplas maneiras. Segundo Gardner (1999) cada indivíduo, também apresenta o seu perfil criativo distinto, daí a dificuldade de definição do termo. O ano 1950 foi um marco histórico na reabertura do estudo da criatividade, até o exato momento não há um conceito único que a descreva, ou seja, não há uma definição exclusiva para o termo criatividade, porém fundamentais estudiosos contribuem para este conceito numa versão diferenciada que a justifica, vão denominando esta temática na sua "complexidade" como um termo multidimensional, seguem comunicando os seus resultados, ora como novas invenções, como a capacidade de análise e síntese, ora como um produto novo, ou como a resolução de problemas, ora como uma ideia nova, ou de uma teoria, enfim os componentes criativos se apresentam de formas sempre variadas e em multiplicidade. Dinamicamente a variedade ou a "complexidade" condiciona o indivíduo a ver o diferente, dai um passo para criar a originalidade. O fenómeno criatividade se manifesta em todos os setores da vida seja social, político, estético, científico, é por isto que todas as ciências apresentam uma versão diferenciada no seu conceito, condizentes com as suas próprias ideologias, agregando lhe a utilidade e individualidade de cada,(Jácome, 2011).


Fonte: wikipédia.