buscape

sábado, 2 de novembro de 2013

Curiosidades: Invenções tecnológicas brasileiras: conheça algumas delas!

Cinema 3D

Cinema 3D

Diferente do que muitos pensam, a ideia do cinema 3D não é tão recente assim. No final do século XIX alguns experimentos na área começaram a acontecer. Mas em 1934 um italiano chegado ao Brasil com seis meses de idade, chamado Sebastião Comparato, criou dois modelos de projetores 3D e os apresentou no Rio de Janeiro.
O projeto do brasileiro consistia em um pequeno equipamento que podia ser adaptado a projetores comuns e a uma tela especial. A imagem projetada era refletida por um espelho e o processo criava a sensação de que a imagem estava passando em um espaço vazio, como uma espécie de palco de teatro.
Sebastião, que estudou na Faculdade de Medicina de São Paulo, chegou a receber convites para aprimorar seu projeto fora do Brasil, mas recusou, pois queria que essa fosse uma criação brasileira. Mas, com o passar do tempo, suas criações acabaram caindo no esquecimento. 


Câmbio automático


Câmbio automático

Você sabe quem é José Braz Araripe? O dito cujo é tio do escritor Paulo Coelho. Agora você se pergunta: mas e daí?
Pois bem. José Braz Araripe foi o engenheiro mecânico que inventou o câmbio automático. A informação pode ser encontrada na biografia de Paulo Coelho, escrita por Fernando Morais, mais precisamente na página 81. O tio do escritor foi quem criou o protótipo e o projeto do câmbio em 1932, e vendeu para a General Motors (GM). Em 1938, a montadora produziu o primeiro carro hidramático.

Identificador de Chamadas


Nélio Nicolai
O mineiro Nélio Nicolai, inventor do Bina


A invenção do identificador de chamadas, também conhecido como Bina, veio diretamente de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e surgiu no ano de 1977. Mas o inventor dessa maravilha, que nos permite escolher quem vamos atender ou ignorar, suou muito a camisa para conseguir ganhar o reconhecimento oficial por sua criação.
Nélio Nicolai, hoje com 72 anos, teve que encarar 20 anos de batalhas judiciais até que, em setembro de 2012, conseguiu a exclusividade da patente. As operadoras de telefonia tentaram a todo custo tirar esse direito dele, mas a justiça finalmente reconheceu seus méritos e direitos sobre a invenção. De acordo com Nélio, nos Estados Unidos existem 65 milhões de Binas fixos.