buscape

domingo, 14 de abril de 2013

TV do futuro poderá emitir cheiros


É fato de que as novas tecnologias vêm aumentando a experiência interativa que temos com a televisão, mas embora pareçam revolucionárias, eis que o Japão aparece com uma alternativa além do pensado até então: alunos e pesquisadores da Universidade de Tóquio de Agricultura e Tecnologia divulgaram recentemente um projeto que visa ampliar a relação do telespectador e seus programas favoritos com a emissão de cheiros.
Quantas vezes somos tomados pela sensação de que aquela receita sendo preparada na TV deve ter um cheiro delicioso? Ou então, em seriados policiais, aquele local descoberto fechado há tempos com pessoas mortas em seu interior deve cheirar muito mal? Pois com esse projeto, a ideia não mais pensar e sim, saber qual é o cheiro exatamente!
O protótipo chamado “Smell-O-Vision” vem montado com quatro ventiladores em cada canto e uma mistura de produtos químicos que podem gerar um cheiro exato ao que está na tela. É claro, o protótipo apresentado durante a conferência IEEE de Realidade Virtual só vem com algumas imagens que realmente emitem cheiro, como um pêssego, deixando muito à imaginação entender como seria o potencial de emissão de outros cheiros possíveis de serem emitidos no futuro.
Mas de fato, esse estudo do elemento extra-sensorial poderia mudar totalmente a nossa maneira de assistir a programas de culinária para sempre, por exemplo. Isso e inúmeras outras oportunidades para melhorar a nossa experiência de visualização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário